Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Faz chover...

Como é bom ter um Deus que, desde a Antiguidade, trabalha e zela por todo aquele que Nele espera. Sabe, há momentos na vida em que tudo parece dar errado. Dias tenebrosos assolam nosso espírito e nos deixam tristes, receosos pelo futuro, ansiando por coisas novas; mas, infelizmente, nem sempre a esperança está a regar nossos corações. Parece que tudo acabou, que a fonte secou e que nada mudará.

É... Hoje parece um dia justamente assim. Parece que tudo acabou, parece que tudo está distante demais para que eu possa alcançar os sonhos e planos que tenho e os sonhos e planos que Deus tem para minha vida. Porém, quando ouço algumas músicas, ela, a esperança, brota, ainda que timidamente, em meu coração. Fazendo-me ver aquilo que me traz esperança. Esperança de uma nova vida, de novas expectativas, esperança de novos sonhos a serem idealizados, pensados e buscados.

Ainda que essa esperança esteja tímida, como a garoa que desce sobre a terra seca, ela fortalecer-se-á, gerando mais águas, gerando mais sonhos e expectativas, fazendo com que a esperança cresça ainda mais, tornando a garoa em chuva, em "tempestade" (chuva abundante). Os rios, antes secos e sem vida, começam a brotar esperança. Lembro-me, neste momento, de algumas histórias que meus familiares contavam a mim quando criança sobre o leito do Velho Chico. Para quem não conhece, o Velho Chico nada mais é do que um dos mais importantes rios do Brasil. Ele nasce no interior de MG e corta o nordeste, trazendo vida a lugares desolados de nossa rica nação. Esse Rio, mesmo "beirando a morte" tem trazido vida a muitos lugares desolados.

Assim tem sido Deus em nossas vidas: trazendo vida a lugares desolados e secos de nossos corações. Ele tem derramado chuvas de esperança sobre nossas vidas, colocando em nós o fôlego de vida para alcançarmos lugares mais altos, mais sublimes. O salmista dizia, em momentos de angústia, elevo meus olhos aos montes, de onde vem meu socorro? e, prontamente, sabia a resposta de sua pergunta: O meu socorro vem do Senhor, que criou os céus e a Terra. Ainda que tudo pareça desolado, sem vida e esperança, ainda que tenhamos andado pelo vale da sombra da morte, Ele não desamparará e nos tem dado a cobertura, a proteção de que necessitamos.

Faz chover Senhor Jesus
Derrama a chuva neste lugar
Vem com Teu Rio, Senhor Jesus
Inundar este lugar...

Esta música mostra o anseio, a vontade e a sede pela esperança e, acima de tudo, por Deus...

domingo, 19 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO NO BRASIL, UMA VERDADEIRA INCÓGNITA

É... Verdadeiramente, temos visto momentos conturbadíssimos na educação brasileira. Mas por que isso tem ocorrido? Seria um reflexo de algum problema maior? Com toda a certeza. infelizmente, no Brasil, a educação é deixada de lado e, como consequência, assistimos a episódios de perplexidade e horror. Alunos de diversos cantos do país saindo descontentes, nervosos, aflitos pelo seu futuro incerto, pois houve erros na edição de uma prova que, além de avaliar o nível do ensino brasileiro, serve como porta de entrada em diversos institutos de ensino superior no país.

Esse cenário revela ao Ministério da Educação (MEC) que grandes mudanças deverão ocorrer, do contrário, muitos serão os problemas causados às futuras gerações. E, se esse cenário não mudar urgentemente, o Brasil estará fadado ao mais tenebroso futuro. Sabe-se que o Brasil é, segundo divulgado pela mídia, um dos países que menos investem em educação (Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL106500-5604,00-BRASIL+TEM+PIOR+MARCA+NO+GASTO+COM+EDUCACAO+DIZ+ESTUDO+DA+OCDE.html). Isso, para a infelicidade geral da nação, é uma das piores coisas que pode ocorrer a um país. Segundo noticiado, o Brasil investe cerca de US$ 1500 (dólares) em estudantes (a isso, inclui-se as unidades escolares e mão de obra desses alunos). O resultado disso: institutos educacionais pouco convencionais, com problemas estruturais e didáticos, professores mal remunerados (que chegam a trabalhar desde a primeira aula da manhã até a última aula noturna, para receber um salário mediano. Consequência disso: aulas não pensadas, mal preparadas, profissional estressado e desinteressado, sem tempo para trabalhar e se especializar, além de não ter tempo para si próprio e para suas famílias).

Assim, o que se esperar? No ano de 2011 há uma verdadeira incógnita, porque o ministro Haddad (ministro da educação) diz que os investimentos aumentarão; em contrapartida, o ministro do planejamento divulga que haverá redução em todos os ministérios. Segundo notíciado em alguns telejornais, o corte no MEC seria de cerca de R$ 500 milhões. Assim, o que fazer? Qual será nosso futuro? E agora, presidente, o que fazer? Será que o Brasil será um país de todos (se é que alguma vez o foi)?

Um Grande Presente...

Sabe...

Muitos de nós tenta sempre ter presentes dos mais caros. Isso porque sempre queremos mostrar a todos, ostentando o que temos...

Mas, no último semestre, ganhei o maior presente e que tenho o maior prazer de ostentar...

MEUS ALUNOS DO ESTRELA GUIA...

Quero dizer que vcs são a razão de grandes alegrias que tive, tenho e terei. Vocês foram um presente de Deus para minha vida... E que presente mais maravilhoso... Vocês são preciosíssimos, nunca se esqueçam disso... Ficarão marcados em meu coração pela eternidade...