Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Saudades

Saudades...
Que palavra doce, de simples compreensão
Que palavra maravilhosa, cheia de sentimentos

Saudade da infância,
Dos meus tempos de criança
Saudade de meus amigos
Que, quando em perigo,
Me ajudavam a lembrar
E a não deixar esquecer de quem sou

Saudades dos brinquedos e das brincadeiras
Saudades dos doces gostosos
Do sorvete geladinho

Saudades de você quando brigávamos
E de quando conversávamos,
Como se nada houve acontecido

Saudades... Pura, leve
Doída.
Saudades...

Saudosa lembrança
Uma importante herança
Saudades...

By:
Igor F. B. Silva Dias

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mercado de Trabalho - Jovens e adultos

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/02/mapa-dos-cursos-profissionalizantes.html
Há um mapa que vocês podem verificar cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos. Vejam, acessem e... Boa sorte!

Por que meu blog se chama ...?

Sabe... Após me perguntarem, resolvi falar um pouco sobre o título de meu blog. Para quem ainda não sabe, o título de meu blog é ... mesmo. Isso mesmo, as reticências. Isso por um bom motivo, que acredito que todos entenderão.

As reticências são uma notação gráfica que pode indicar continuidade, expressar dúvida, deixar no ar algo que se queria falar (e que nem sempre se pode dizer). Mas ela também transmite uma ideia de liberdade na expansão das ideias. E é justamente por isso que o meu blog recebeu este nome, pois eu posso falar de tudo o que eu quiser falar, sem ter limites quanto a determinados assuntos, isto é, posso falar de política num dia e no outro posso falar de viagens, sem me preocupar com nada que me prenda. Mas, nem por isso, os assuntos ficam vagos, pois, quando o conteúdo será continuado, faço sua continuação até finalizá-lo.

Assim, peço: entrem, analisem, vejam, assimilem, discutam, comentem...

Piadinha literata...

Quem Castrô Alves?
R. Machado de Assis.

Como?
R. Camões

De quem é essa piada?
R. Eça é de Queirós... aushaushaush

Pra lembrar de alguns autores da literatura brasileira e portuguesa... asuhasuhasu

Vidas Secas - Graciliano Ramos

Autor
Graciliano Ramos é um dos maiores nomes do Modernismo Brasileiro. Vidas Secas, sua obra prima, traz o regionalismo no seu mais sublime grau. O Brasil vive um novo momento na literatura. A atitude inovadora presente nos precursores do Modernismo brasileiro (também chamados de futuristas pelos jornais da época - 1922) está em profunda mudança, num processo de maturação. Nessa segunda geração, a prosa alcança grande destaque. E Graciliano estava presente neste processo com Vidas Secas.

Vidas Secas
Vidas Secas é uma das maiores obras do país. Ele traça uma das facetas existentes no Brasil: a pobreza no sertão nordestino. Mas essa pobreza não está ligada apenas ao cenário ou às condições sociais e econômicas do povo nordestino; essa pobreza é, antes de tudo isso, desenhada pela linguagem (uma vez que se é possível observar as falas guturais de Fabiano, Sinha Vitória e seus filhos.
Além disso, a humanização e a animalização das personagens é feita de maneira ímpar. Em Fabiano, Sinha Vitória e seus filhos percebe-se esse processo de animalização, dado pelos comportamentos de todos eles e pela maneira simplória da linguagem; contrapondo-se a isso, existe Baleia, a cadela que é humanizada, possuindo mais civilidade do que seus donos. Com isso, observa-se um processo de dois extremos, em que, de um lado, está Fabiano e sua família, e d'outro, Baleia, com sua humanização, gerando, desta maneira, um paradoxo.
Além disso, outro importante dado a se contabilizar nesta obra é a forma como o autor nomeia Vitória: Sinha. O autor faz isso de maneira intencional, para retomar a algo, para fazer o leitor, de acordo com a leitura da obra, ver a sina das personagens. Ao contrário do que muitos pensam, ele escreveu Sinha e não Sinhá justamente contrapondo essas duas palavras, gerando, entre elas, um distanciamento paradoxal, pois Sinhá é um titulo dado a senhoras donas de escravos (ou seja, que tinham alguma posse - bens), ao contrário de Vitória, que fugia da seca e da miséria calamitosa do sertão nordestino.

Infelizmente, não há nenhum exemplar disponível para download. Mas, apesar disso, vale a pena comprar e ler...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dom Casmurro - Machado de Assis

Autor
O autor deste clássico nada mais é do que um dos maiores, se não o maior, nome de nossa literatura: Machado de Assis. Ele, além de escrever com primazia, inaugura o Realismo no Brasil quando escreve Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Apesar disso, pode-se ver obras machadianas também no Romantismo brasileiro, mas elas não alcançaram tamanho destaque (ao menos não tanto quanto suas obras realistas).
Além disso, Machado de Assis funda a Academia Brasileira de Letras, sendo seu primeiro presidente.

Obras
As obras de Machado são muito estudadas e difundidas pelo mundo. Sua genialidade é cortante, envolvente e muito estudada por literatos. Essa genialidade, presente, por exemplo, em Dom Casmurro, leva-nos a desconfiar do narrador da história, às vezes, nos questionando sobre a inocência ou culpa de Capitu.
Machado de Assis, ao contrário do que muitos imaginam, também escreveu romances românticos, mas foi no romance realista que alcança seu maior e mais sublime grau de genialidade.
A trilogia machadiana, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba, trás consigo alguns importantes fatores que nos levam a conhecer alguns perfis intrigantes da sociedade brasileira do século XIX. Além disso, nos remete, como em qualquer obra do Realismo, a pensamentos de grandes filósofos, fazendo intertextualidade com as teorias da Evolução, do bom selvagem, entre outras.

Dom Casmurro
Dom Casmurro conta a história de Bentinho e de Capitu, que se conhecem desde a infância. Bentinho é prometido por sua mãe ao seminário, pois, quando criança, Bentinho sempre estava adoentado e, como forma de promessa (e por sua devoção à igreja), sua mãe resolve, então, realizar uma promessa: a de que Bentinho fosse ordenado padre. Passados os anos, Bentinho cresce, mas não tem consigo a vocação que sua mãe tanto almeja.
Depois de muitos fatos no decorrer da obra, Bentinho casa-se com Capitu, de quem possui grande ciúmes. Ele começa a imaginar, após o nascimento de seu filho, que Capitu o havia traído.
É importante ressaltar que, nesta obra, o autor desenha todas as visões embasado naquilo que Bentinho vê. Assim, sua visão pode estar comprometida ou corrompida pela ótica dos ciúmes doentio que tem por Capitu. É um narrador personagem que, ao narrar a obra, passa a impressão de onisciència (uma marca importante no estilo machadiano) de todos os fatos e pensamentos que possam existir nas personagens.

Links Interessantes

ATENÇÃO

A leitura machadiana requer um bom conhecimento linguístico e maturidade psicológica. Assim, quem não o possuir, pode ter alguns problemas, achando que as obras tediosas e chatas. Uma dica é: leia com uso de dicionário e, de uma forma bem interessante, imagine como você escreveria a obra com uma linguagem mais atual.

Alguns filmes também foram produzidos embasados na obra, mas não trazem a mesma vivacidade e a mesma história, podendo sofrer grandes alterações inclusive. Mas uma boa dica é assistir a alguns deles para melhor compreender a obra. Mas só faça isso se você já tiver lido a obra. Minha dica é que assistam a Dom, com Maria Fernanda Cândido e Marcos Palmeira.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente

Sobre o autor
Gil Vicente é um dos maiores nomes da literatura portuguesa, sendo um grande dramaturgo. É, em poucas palavras, o maior nome do Humanismo português, escola literária posterior ao Trovadorismo.

Humanismo
O Humanismo é um período bem transitório em Portugal. Isso porque é o início da queda do teocentrismo em Portugal. A visão teocêntrica é aquela em que o Deus está no centro de tudo. É importante mostrar que, neste momento histórico-cultural, Portugal experimenta a visão antropocêntrica, que passa a conviver com o teocentrismo.

O Auto da Barca do Inferno
Trata-se de uma peça teatral. Nela, Gil Vicente imprime muito da sociedade portuguesa da época. É um teatro popular, pois os temas são populares (o teatro português não trazia, até então, temáticas populares e rotineiras. Isso só aconteceu com Gil Vicente).
Uma importante marca desta obra, é que as personagens não são pessoas, mas tipos; assim, diz-se que as personagens em O Auto da Barca do Inferno são personagens-tipos, marcadas pelas ações e pelos costumes de classes sociais e de toda a cultura portuguesa da época.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas de Vestibular - Parte II

É muito comum entre os adolescentes a reclamação dos títulos dos livros solicitados pela FUVEST e demais vestibulares. Isso se deve, em algumas circunstâncias, pelo déficit linguístico existente entre a grande parte dos adolescente brasileiros.

Assim, para, ao menos, amenizar isso, que tal montar um pequeno cronograma para ler esses livros. E essa leitura pode começar agora, o que achas? Imagina: a listagem é composta por 9 livros, e você tem 9 meses (até outubro) para lê-los. Um livro por mês, o que acha? Isso torna mais livre e mais interessante, além de menos cansativo...

FUVEST e UNICAMP manterão a listagem de livros

Segundo o site G1.com, a FUVEST e a UNICAMP manterão as mesmas listagens de livros de 2011 para o vestibular 2012.

"Auto da barca do inferno", de Gil Vicente;
"Memórias de um sargento de milícias", de Manuel Antônio de Almeida;
"Iracema", de José de Alencar;
"Dom Casmurro", de Machado de Assis;
"O cortiço ", de Aluísio Azevedo;
"A cidade e as serras", de Eça de Queirós;
"Vidas secas", de Graciliano Ramos;
"Capitães da areia", de Jorge Amado;
"Antologia poética (com base na 2ª edição aumentada)", de– Vinícius de Moraes.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dicas de Vestibular

E aí pessoal... Como andam os estudos?

Pois bem, vamos ao que interessa. Sem mais delongas, resolvi, hoje, colocar algumas dicas para a galerinha que enfrenterá o tão temido VESTIBULAR. Embora as inscrições ainda não tenham sido abertas para os maiores vestibulares do país, uma coisa é importante: estudar desde já. É certo que ainda há alguns vestibulares correndo, como a FUVEST, mas, apesar disso, é importante que você, vestibulando, já comece a pensar, no mínimo, a montar um cronograma de estudos. Isso é fácil, não requer muito tempo e basta que você observe suas ações durante o dia, além de verificar sua agenda, é claro.

Um cronograma é importante para qualquer estudante, pois isso facilita demais na hora de estudar. Pare e pense em quantas horas do dia você tem ociosa, ou seja, aquelas horas do dia em que você geralmente dorme, mas que poderia estar lendo um livro para a prova de literatura/língua portuguesa. Assim, depois que você ver quantas e quais são as suas horas disponíveis, faça uma agenda. Nela você deverá inserir os horários que você planeja estudar. Mas cuidado! Se você estuda e ainda faz cursinho (Poli, ETAPA, Anglo, COC, entre outros), esse horário ficará curto, então, aproveite cada minuto, pois serão preciosíssimos.

Além disso, outra importante dica é: Alimentar-se bem. É importante que você tenha uma boa alimentação. Ela garantirá a você a energia de que necessita para se dar bem na prova. Ah! Antes que me esqueça... No dia da prova, é sempre bom levar um chocolate. Por ser glicose, o chocolate garante uma energia a mais. Pode ter certeza de uma coisa, será necessário.

Manter a calma sempre é um bom remédio. Então, não dê ouvidos à ansiedade. A calma garante a você as condições para que a prova seja realizada de maneira satisfatória.

Outra importante estratégia para qualquer estudante está no ler e assistir a jornais e telejornais. Estar contextualizado é de grande importância. Isso não apenas para realizar a prova objetiva (aquelas em que você possui algumas alternativas), mas também para escrever a redação, uma parte muito temida pela maioria dos estudantes brasileiros. Quando você assiste a um telejornal, você está adquirindo as ferramentas necessárias para sua redação e, em alguns casos, para responder às questões objetivas. A isso chamamos de conhecimento de mundo (os famosos conhecimentos gerais).

Em resumo, é importante que você, ao longo deste ano, preste atenção e corra atrás de seus sonhos. Desta forma, siga em frente, lute e conquiste teus objetivos. Vale lembrar que, se porventura, você não conseguir na primeira vez, não deixe que essa vontade e teus sonhos morram. Pelo contrário, levante-se, erga-se e recomponha-se para conquistar o tão almejado curso superior. E... Boa Sorte!

<<Continua>>
Ao longo do ano, passarei algumas dicas importantes a vocês sobre vestibular, além de dicas importantes de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.