Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Novela

É interessante que temos visto, ao longo de muitos anos, as novelas brasileiras em ascensão, mas sequer sabemos o que é isso. Novela, segundo o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, nada mais é do que uma narrativa breve, maior do que um conto e menor do que um romance, e que se caracteriza por apresentar uma espécie de concentração temática em torno de um número restrito de personagens [A novela surge na Idade Média como um relato das aventuras de um herói mais ou menos individualizado, e diferencia-se, desse modo, do caráter épico da canção de gesta que a antecede].

A novela é uma narrativa comum entre os escritores do Romantismo, embora tenha sido criada na Idade Média. Foi com os autores românticos que a novela teve um grande crescimento, alcançando maior difusão e, ainda, adequando novas ferramentas que, mais tarde, darão à teledramaturgia os moldes e técnicas utilizados pelos autores. Entre esses moldes e técnicas, por exemplo, estão as técnicas de corte e as tramas mais bem desenvolvidas (na novela tradicional, há uma única trama e as personagens - todas elas - giram em torno das personagens centrais; na novela moderna, há diversas tramas girando em torno de uma trama central, vivenciada pelas personagens centrais).

Nas novelas, é possível observar a presença de algumas personagens, afinal, trata-se de uma narrativa. Essas personagens podem ser:

  • Central ou protagonista - é a personagem central da narrativa. Toda a trama gira em torno dessa personagem, que é a principal (ou principais, no caso de novelas e romances).
  • Antagonista - as personagens antagônicas são aquelas que estão indo na contra-mão da personagem protagonista. Se essa personagem central da trama for o herói, a personagem antagônica será um vilão (um bom exemplo disso é o Clark Kent - ou Superman - que é a personagem central da história; seu antagonista é o famoso vilão Lex Luthor).
  • Secundários ou coadjuvante: é a personagem que aparece na trama, mas nem sempre tem grande representatividade. Ela serve para ilustrar as demais pessoas do mundo, podendo ser amigas das personagens centrais e meras desconhecidas delas. Nas telenovelas, dependendo de como se desenrola a trama, uma personagem secundária pode até vir a se tornar protagonista em raríssimas oportunidades (isso dependerá das personagens e dos atores, como o que ocorreu em algumas novelas em que os atores tiveram problemas pessoais, tendo de se afastar de suas funções).
  • Planas - são denominadas de planas as personagens que não tem grandes mudanças no desenvolvimento da trama. Podemos afirmar que Bentinho (Dom Casmurro), uma das maiores personagens criadas por Machado de Assis, é plana, pois, no decorrer de toda a trama, Bentinho não muda suas aspirações quanto à culpabilidade ou inocência de Capitu.
  • Redondas - são personagens que viveram mudanças radicais em suas histórias (é uma personagem complexa, pois vai evoluindo ao longo da narrativa). Um bom exemplo de personagem redonda, é Emília (Sítio do Pica-pau Amarelo), que, ao longo das narrativas, vai amadurecendo suas ideias e conceitos sob a perspectiva infantil. Ela cresce, ou melhor, aprende com suas experiências, vivenciadas com Pedrinho e Narizinho.
Outro importante fator numa novela é o tempo. Geralmente, o tempo predominante é o cronológico, aquele no qual as ações da obra se passam de acordo com uma sequência lógica de fatos. Há novelas em que o tempo é psicológico, cujas ações não correm sequencialmente, podendo ser flashes de lembranças das personagens ou suas memórias (no caso de tempo psicológico, as novelas não trabalham muito com esse tipo temporal, sendo bem rara uma novela com essa estrutura de tempo).

(continua)

Cordel Encantado

Não sou muito de assistir a novela; ao menos nos últimos anos, nenhuma novela me chamou atenção (exceto Morde & Assopra, que me chamou atenção pelo retorno de Adriana Esteves às novelas). Agora, vendo as chamadas da Cordel Encantado, devo dizer que estou, no mínimo, intrigado com a trama que se desenvolverá nos próximos meses.

Segundo uma matéria do programa Vídeo Show, Cordel Encantado será uma novela um tanto diferente, trazendo a Literatura de Cordel a um lugar de destaque. Esse tipo de literatura é muito comum no sertão do Nordeste brasileiro, sendo riquíssima essa representação cultural.

Assim, cabe ao tempo o dizer se esta literatura será bem assimilada pelos autores do folhetim da Rede Globo de  Televisão.

domingo, 13 de março de 2011

Tsunami - Terremoto no Japão

Pessoal...

Já recebi mais notícias do Pr. Marcos Fukuda. Segundo ele, a situação no Japão ainda é bem complicada. Ele e sua família, assim como muitos (principalmente os brasileiros, que são pouco acostumados com terremotos), estão dormindo em seus carros com medo de tremores mais fortes.

Segundo o que ele tem dito, até mesmo as programações da igreja estão suspensas por enquanto. A situação ainda inspira cuidados, pois, até mesmo aos japoneses, essa situação é bem atípica.
Há vazamento de material radioativo no solo japonês, o que pode causar maiores problemas àqueles que vivem nas regiões próximas às usinas de geração de energia nuclear. Seguem alguns trechos do email que recebi:

Na região de Fukushima está havendo vazamento radioativo de uma usina nuclear, mas ainda não temos informações detalhadas. Por favor, continuem orando pelo Japão.
Estou pensando em voltar a dormir em casa, depois de duas noites dormindo com a família em dois carros. Os meninos estão querendo voltar e a Celi, logicamente, também prefere o conforto de uma cama quente e aconchegante. [...] De qualquer modo, vai depender dos tremores cessarem. O inverno acabou oficialmente, mas ainda está frio, principalmente durante a noite. Os picos das montanhas ao redor ainda estão com neve e quando venta faz bastante frio.

Segundo a Globo.com, o Japão decretou emergência em segunda usina nuclear. Ainda segundo o portal de notícias da Rede Globo, a emissão da radiação em Fukushima supera o limite de segurança.

O número de mortos no Japão supera a marca de 900 pessoas, mas ainda não há um número totalizado, podendo esta marca ser superada ainda. Ainda para acrescentar, o governo japonês anunciou o racionamento de energia para os próximos meses, o que pode causar uma série de transtornos à população, uma vez que ainda faz muito frio no país (oficialmente, os japoneses acabam de sair do inverno, mas as montanhas ainda estão cobertas pela neve, o que faz com que o clima ainda seja bem frio).

Qualquer nova notícia, informo a vocês...
Abçs

sexta-feira, 11 de março de 2011

Desastre no Japão

Um tremor no mar japonês provoca tsunami que arrasa a costa japonesa. Segundo as agências japonesas de notícias, cerca de 88 mil pessoas estão desaparecidas e há mais de 300 mortos. O tremor ocorreu na costa japonesa a nordeste de Tóquio e a cidade mais atingida foi Sendai.

Segundo o Itamaraty, não há notícias de vítimas brasileiras