Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Vento forte

Diversas vezes, ao longo de nossas vidas, passamos por momentos muito bons, em que temos o sossego que sempre almejamos; porém, há muitos momentos recheados por nuvens tempestuosas. Isso mesmo, o sol deixa de ser visível e só se pode ver as negras nuvens da tempestade. E é justamente nestes momentos que estamos mais sucetiveis ao engano, pois nos sensibilizamos e qualquer vento nos desmonta.

Apesar disto, uma importante saída dada por um texto de Salmos, nos mostra que ele, o salmista, encontra a saída justamente olhando para onde mais se deveria ter medo: para o alto. É verdade que as nuvens anunciam a iminência da tempestade, mas, também, olhando para o alto, para os montes, o problema que nos é visível e tangível assume outras proporções, porque a postura que o salmista toma está justamente em enfrentar o problema, a tempestade.

Quando percebemos a importante lição aqui descrita, passamos a entender o quão preciosa é a chave que aqui podemos encontrar. Não foi à toa que Davi escreveu estas palavras, já que ela trata de uma constatação diante do problema. Repare bem: "Elevo os meus olhos aos montes, de onde vem o meu socorro?". Aqui, ele questiona a si para constatar que não há outra possibilidade senão olhar para o alto, encarar a dificuldade e fazer dos ventos tempestuosos um oportunidade de ir além de suas limitações, pois seu "socorro vem do Senhor" (Salmos 121:1).

Numa análise profunda, pode-se ver que ele, ao fazer este questionamento, por meio de uma pergunta retórica, analisa as situações que se desenham em seu redor. Não é algo apenas de impressão ou uma simples reação. Davi questiona-se e busca a verdade para obter a resposta. Fica claro aqui que ele usa seu entendimento, ele usa a razão, a ciência, racionalizando o problema visando sua solução (a adoração e culto racional submetidos a Deus).

Ao ver e analisar tudo, ele chega à conclusão de que nada adianta: fugir não adianta, deixar que algo aconteça não adianta, sucumbir não adianta. O que, verdadeiramente, é necessário vem do alto. Enfrentar de cara, olhando para o céu, para a fé que provém de Deus. Somente assim é que há o socorro. O vento forte não deve assustar àqueles que olham para o alto.

(continua)