Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Deus conosco!

Embora saibamos o quanto Deus nos ama e o quanto Seu amor e grande para com todos, entender a completude deste amor não é fácil, nem nunca será. Contudo, ao vermos atitudes que se aproximem, conseguimos compreender parcialmente o quanto Deus nos ama. Não quero escrever um livro para que você consiga mensurar o amor de Deus por todos nós, até porque Seu amor é grande o suficiente para nos motivar, lavar, viver...

E, vendo o vídeo abaixo, não houve como não ver como Deus manifesta Seu amor por todos nós. Quando crianças, conseguimos entender nossos pais, crescemos, mas nosso relacionamento com eles acabam sendo comprometidos por outros fatores. E isso aconteceu quando Deus criou o Homem. Adão nasceu, Deus criou Eva, tudo estava na mais perfeita paz. Porém, um acontecimento mudaria tudo... E, de repente, o Homem passa a não compreender mais aquilo que Deus tinha para dar a todos. Em seguida, enquanto Deus fala com o Homem, seus ouvidos não conseguem entender. Há a revolta. E, num momento de desespero, quando tudo está caótico, vemos que nosso desespero cai por terra. Não porque conseguimos ver a solução por nossos méritos, mas porque enxergamos o quanto Ele nos ama. Se fizermos uma analogia com esse vídeo, conseguimos ver o sacrifício de Cristo no Calvário. Abra seus olhos e veja (Deus conosco sempre esta!). O Pai doou o Seu precioso sangue por você!!!

 

terça-feira, 9 de abril de 2013

NAS MÃOS DE DEUS

NAS MÃOS DE DEUS
Publicado em 05.04.2013 - Benditos sois Vós
Igor Dias

Existem momentos em que estamos bem, tudo flui. Sabemos que as mãos de Deus estão sobre nossas vidas, pois tudo vai bem. Contudo, nem sempre isto é sinal de que estamos realmente nas mãos de Deus.

Estar protegido por Deus não quer dizer, necessariamente, que estaremos protegidos de tudo e que, por isso, não teremos problemas a enfrentar. Muito pelo contrário, teremos momentos de aflição. E Deus, em Sua infinita Justiça, deixa isto bem claro quando diz que no mundo passaríamos por aflições ("No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo". João 16.33).

Existem pessoas que se firmam na premissa de que Deus, sendo nosso Pastor, em nada teremos falta. Realmente, não teremos falta... Teremos momento de lutas, de alegrias, de sofrimento... Contudo, Ele nos fará andar em pastos verdejantes. Estar com Deus é passar por lutas sim, mas é, em meio a todas elas, ter PAZ.

Se estamos nas mãos de Deus, por que questionamos tanto a Sua vontade? Por que tentamos entender o motivo das coisas sendo que não nos é necessário entender, mas vivenciar o sobrenatural. Se queremos viver o sobrenatural de Deus em nossas vidas, temos de entender o seguinte: questionamentos, dúvidas e medos devem ser deixados para trás. Viver nas mãos de Deus compreende mais do que andar em pastos verdejantes com o Bom Pastor, mas passar pelo vale árido, sendo por Deus cuidado, passando pelas mazelas e por dificuldades crendo.

Davi, em plena guerra, vivencia o estar nas mãos de Deus: "Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó SENHOR, me fazes viver em segurança" - Salmos 4.7.

Assim, se você está passando por momentos difíceis, não murmure, não questione. Ore, fale com Deus o que está em seu coração. Permita-se viver o sobrenatural de Deus. Afinal, para vivermos isso, temos de passar pelo vale árido para que Ele derrame seus mananciais em nossas vidas.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

GRATIDÃO

GRATIDÃOPublicado em 22.03.2013 - Benditos Sois Vós
por Igor Dias

Estávamos eu e alguns amigos da faculdade conversando outro dia sobre alguns assuntos, entre eles, a gratidão. Fico pensando o quão ingratos somos a Deus! E põe ingratos nisto!!!

Deus sempre nos surpreende com bênçãos sem medida, mas sempre estamos a murmurar. Foi assim no antigo Egito, quando Deus livrou Israel das poderosas mãos de Faraó. Enquanto marchavam à terra prometida, Israel murmurava, quando Deus fez descer o Maná, o povo murmurou. E, mesmo hoje, vemos isso no meio do povo de Deus.

Estamos tão cegos pela nossa correria diária, que nos esquecemos de agradecê-lo por TUDO o que Ele tem feito em nossas vidas. Realmente, não tem sido fácil o caminha, mas Cristo, em Sua sabedoria sem igual, nos diz que teríamos momentos de aflição. Ele, sendo Deus, foi provado com a maior das dores! Por que seria diferente comigo e com você, não é mesmo?


E, nesta conversa, paramos e discutimos sobre algumas coisas que estão atreladas a este tema. Veja:

ANSIEDADE
Estamos movidos por nossa ansiedade. Esquecemos de tantas coisas movidos por nossos anseios urgentes. E, na maioria das vezes, não são coisas necessárias, mas tão insignificantes que, não se demora muito, lançamos fora e pedimos novamente a Deus. O remédio pra isto, está em Filipenses 4.6, veja: "Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido".

Vença sua ansiedade com um coração grato a Deus. E não é um us.coração grato pelo que se conquistou, mas pelas promessas de Deus. Ainda que demorem a se cumprir, Deus realiza o desejo de nossos corações. Contudo, por termos a visão limitada, não enxergamos nada além do nosso nariz. Nem sempre o tempo que queremos é o tempo certo. E, ainda que tenhamos a concretização, se ela for fora do tempo oportuno, não será bem aproveitada, sendo deixada 'de canto'.

Por isto, te convido, hoje, a pensar nesta questão. Será que temos orado a Deus com um coração agradecido ou apenas movidos pelo que temos a receber? Desejamos um avivamento, mas temos de pagar o preço. Este preço é o de se submeter àquilo que Deus quer e não aos nossos anseios. Assim, também, devemos deixar a ansiedade de lado e viver o que Deus nos reservou hoje.

Deus conhece a tua necessidade e ainda nos orienta quanto a isso, para que vivamos no centro de Sua vontade, buscando Sua presença, não andando ansiosos, vivendo pela fé (Mateus 6:33): "Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: 'Onde é que vamos arranjar comida?' ou 'Onde é que vamos arranjar bebida?' ou 'Onde é que vamos arranjar roupas?'". Aqui, vemos o zelo de Deus para com todos os Seus.

Você, neste momento, deve estar se perguntando: "Igor, o que isso tem a ver com gratidão?". Eu te respondo que tudo!

Se somos gratos a Deus, por que vamos questionar Sua vontade? Aí, entramos num outro mérito que quero discutir com você mais um pouco (prometo ser breve!).

GRATIDÃO x QUESTIONAMENTO

Estamos, por sermos ansiosos demais, ainda mais em nosso tempo, constantemente questionando a Deus do porquê de determinadas situações. Porém, existem duas maneiras de se questionar a Deus: a maneira correta e a errada.

Comumente, pendemos para a forma errada, entristecendo o coração de Deus. Questionamos com ira em nosso coração, movidos pela dúvida e pelo medo de que as promessas não se cumprirão. Não queremos carregar a sensação de fracasso. Mas, pelo MEDO e por sua dor, queremos colocar Deus "no paredão".

Apesar disto, há ainda uma outra maneira de se questionar a Deus. Isso se consegue facilmente sem que incorramos em desagradar ou ferir Seu coração. É quando entendemos que mesmo diante da dor, Deus tem um propósito a cumprir em nossas vidas. Afinal, Sua Palavra não volta vazia, mas completa o fim a que se destinou. Neste momento, questionamos a Deus para tentar compreender o que Ele quer que aprendamos, qual a Sua vontade, qual a direção que devemos, como servos obedientes, seguir.

Embora angustiante para Daniel, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego, Elias e tantos outros, os momentos de dor foram cruciais para Deus se revelar não apenas a eles, mas a todos os povos. Assim, ainda que tenhamos problemas, Deus quer transformar a dor em algo que traga benefício às nossas vidas, aos nossos entes queridos, à igreja. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, lembra-se disto? Se assim o for, por que, então, tentamos questionar aquilo que não temos poder ou visão que consiga vislumbrar? Deus é o Senhor do tempo. E um velho dito popular diz que o tempo cura tudo. Não é o tempo, mas o Senhor do tempo que cura tudo.

Assim, convido você nesta noite a orar com gratidão. Se você tem medo, confia no Senhor. Entregue seus medos e angústias. Não duvide, ainda que o tempo passe, você conseguirá vislumbrar aquilo que Deus te reservou. Daniel confiou em Deus e saiu livre da cova dos leões; Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram lançados numa fornalha em que os guardas que estavam à porta foram queimados vivos, mas eles, dentro da fornalha, não tiverem nem seus cabelos chamuscados. E aí, tá esperando o quê pra ser grato a Deus pelo simples fato de ser grato? O convite tá feito... Topa o desafio?

Abraços, pessoal...

domingo, 7 de abril de 2013

HONRA

HONRA
Publicado em 15.03.2013 - Benditos Sois Vós
por Igor Dias

Lendo um texto hoje (segunda-feira, 11), algo muito me chamou a atenção. Contudo, não me reportarei, neste momento a ele. Guardemos para nossa reflexão combinada ao seguinte versículo bíblico: Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades (Romanos 13.7). Basicamente, este excerto (trecho) nos traz o sentido de que devemos honrar nossos compromissos e àqueles a quem devemos obediência. Contudo, a questão de honrar autoridades não está limitado apenas a obedecer o regimento interno de determinado local, às leis de determinados países. Esse senso de honra é muito mais amplo e mais abrangente do que podemos imaginar. Mas, assim sendo, o que é honra?

1. princípio ético que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade; 2. o sentimento da própria dignidade;3. consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos, morais; privilégio; 4. dignidade conferida pela observância de certos princípios socialmente estipulados; 4.1 virtuosidade, castidade sexual da mulher; 5. grandeza, esplendor, glória; 6. atitude de consideração, sentimento ou marca de deferência; 7. marca de distinção; homenagem; 8. função ou lugar de destaque numa escala hierárquica; 9. homenagem que se presta a uma ou mais divindades, a uma pessoa ou conjunto de pessoas, a um acontecimento, a uma qualidade ou um sentimento.
(Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa – online, disponível em http://houaiss.uol.com.br/)

Honra, assim, pode ser algo que, num primeiro momento pode ser confundido com glória. E, quanto a isso, Deus é categórico, pois não divide Sua glória com ninguém. Contudo, quando Ele diz que devemos honrar a quem tem honra, Ele não está dizendo que devemos venerar, adorar outras pessoas, até porque isso configura idolatria. Mas o que, então, isso quer dizer?

Deus nos ensina, em todo o tempo, o valor da honra. Precisamos, como Seus servos, ter a noção de que isso está no coração de Deus. Quando ajudamos alguém com uma palavra de amizade, quando damos auxílio ao necessitado, estamos cumprindo o IDE de Cristo por AÇÕES. Práticas corriqueiras evangelísticas se dão por meio do exemplo que damos e do legado que deixamos. Honrar é respeitar, considerar o outro, coisas que estão muito além do sentimento egocêntrico que é inerente a cada Homem. De fato, é bom ser reconhecido por nossos méritos, mas isso se torna problema quando deixamos de dar a glória devida a Deus. Quando a honraria vem até mim, devo entregá-la a Deus, de forma que eu diminua e Cristo cresça.

Quem me vê, num primeiro momento, acha que sou o chato, que quero centralizar tudo em mim, pois quero atenção. Mas, quem realmente me conhece sabe que em mim isso não é verdade. Sempre busquei me esconder, em tudo, mas minhas ações sempre me deixaram, de alguma maneira, em alguma evidência. Em meu coração, no mais íntimo, meu desejo em HONRAR meus irmãos é tão grande, que acabo me envolvendo de diversas maneiras em diversas atividades. Não faço isso porque quero ser honrado, mas pelo simples fato de HONRAR. Isso porque a consideração e carinho que tenho por esses amigos são tão grandes, que reconheço sua liderança, reconheço sua importância dentro do contexto em que estamos vivenciando e quero que ele (ou ela) seja (sejam) grandemente abençoado(s). Isso é honrar. Querer que a pessoa que temos ao nosso lado seja auxiliada naquilo que ela mais necessita, pois reconhecemos nela a virtude de Deus, os dons de que Deus tem pra ela.

Quanto ao texto que li, deixarei apenas um trecho para que você possa entender… Este é um fato que ocorreu numa determinada empresa (não se foi mencionado o nome desta empresa e nem mesmo o nome dos envolvidos). Conta a história que um rapaz chegou a uma entrevista de promoção de emprego. O gerente, vendo seu currículo, seu desempenho na faculdade, começou a questioná-lo sobre alguns aspectos da vida pessoal e acadêmica deste aspirante a gerente. Vendo que o garoto tinha as mãos lisas, mesmo sendo de origem humilde, esse entrevistador pede que ele, o aspirante ao cargo de gerente, fosse até sua mãe e lavasse suas mãos. O funcionário, querendo entender e querendo tal promoção, vai e segue a orientação de seu entrevistador. Ao chegar a casa, este jovem pede à sua mãe que o deixe lavar suas mãos. A mãe, intrigada e sem nada entender, permite que ele comece a fazer isso. Quando pega nas mãos de sua mãe, o rapaz vê uma mão calejada, com muitas rugas e diversas contusões pelas roupas que ela lavou ao longo de sua vida para dar uma boa educação ao filho. E, em cada momento, a lágrima escorria dos olhos deste filho que, finalmente, percebeu o quão árduo foi o trabalho de sua mãe. “Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades.
As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe”. Depois disto, mãe e filho tiveram uma longa conversa.

Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor, o diretor perguntou, "diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?" O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe, e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram. O diretor pediu, "Por favor diz-me o que sentiste." O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar." O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado."

A Palavra nos diz que devemos honrar a quem tem honra. Quem, nesta história, teve honra? De fato, este jovem deve ter feito diversas coisas que desonrasse a sua mãe. Contudo, seu esforço para dar a melhor condição ao filho, foi recompensado quando este filho cresceu e parou para ver o que realmente era importante. Afinal, a juventude não nos permite enxergar muitas coisas. O próprio rei Salomão nos mostra isso ao dizer que tudo é ilusão. Ser popular, ser rico, ser o melhor… Isso é ilusão! E, quando damos valor às coisas que realmente valem à pena, temos nossos olhos e ouvidos abertos para HONRAR. E, nisto, adoramos a Deus, pois RECONHECEMOS o valor das pessoas que nos cercam, a importância de cada membro familiar, o sofrimento e a dor que o outro enfrenta… É justamente por isto que melhor é dar do que receber.

"Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida". Deus quer revelar Sua glória às pessoas que consigam apreciar os outros, que consigam se colocar no lugar do outro, que consiga vivenciar a dor do outro. Isso, além de honrar, é ser empático. E, nisto, é que há a verdadeira adoração (João 4), pois não há honras que possam permear o coração desta pessoa, pois ela não permite que o ego seja primado; seu anseio está em HONRAR e não em ser honrado.

E você, o que deseja fazer? Receber as honras ou honrar? Meu desejo é adorar, portanto, quero honrar.

sábado, 6 de abril de 2013

INTERligados?

INTERligagos?
Publicado em 01.03.2013 - Benditos Sois Vós
por Igor Dias

É interessante como estamos conectados com o mundo. Todos os dias, temos uma infinidade de dispositivos que nos permitem acessar informações de todos os locais do mundo, aonde quer que estejamos. O mundo se apresenta a todos nós de diversas maneiras, e muitas dessas vezes de forma extremamente atraente, que temos nos esquecido de coisas primordiais, entre elas o contato com o mundoreal. Agora, tudo é virtual.

E sabe o que é mais interessante nisto? Estamos cada vez mais ansiosos, cada vez mais ligados no mundo virtual, cada vez mais distantes da presença de Deus, cada vez menos se parecendo com o exemplo que Deus quer que sejamos (Mateus 5.13 – “luz do mundo e sal da terra”). Estamos cada vez mais interligados com o mundo do que com Deus. E isso é um caminho desastroso para a humanidade. Se nós, que somos a luz para este mundo tenebroso, deixamos de mostrar a Luz, que é Cristo (João 8.12: De novo Jesus começou a falar com eles e disse: — Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida), certamente haverá sofrer e ranger de dentes, conforme diz o texto bíblico.

Assim, uma dica importante… Para que não andemos ansiosos, para que não nos desviemos do caminho a ser seguido, uma ação simples deve ser praticada, e ela nos vem descrita em Romanos 12. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”

Não estou dizendo, aqui, que a gente não possa entrar na Internet, nos comunicar com nossos amigos pelo Facebook ou qualquer outra rede social. O que estou dizendo é que devemos ficar atentos a tudo o que nos é oferecido. Devemos ser sábios e, além, ter o discernimento de Deus em nossas ações (TODAS ELAS). Afinal, para sermos luz, devemos ter a Luz dentro de nós para iluminar os locais em que as trevas imperam. Para isso, fica minha pergunta: você está interligado com o mundo ou com Deus? Afinal, só podemos servir a um senhor: ou a Deus ou a Satanás, conforme está escrito lá em Mateus 6:24a: “Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro”. E aí, interligado ou INTERLIGADO?

Afinal, "onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês" - Lucas 12.34. Interligue-se no trono da graça de Deus...