Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

domingo, 19 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO NO BRASIL, UMA VERDADEIRA INCÓGNITA

É... Verdadeiramente, temos visto momentos conturbadíssimos na educação brasileira. Mas por que isso tem ocorrido? Seria um reflexo de algum problema maior? Com toda a certeza. infelizmente, no Brasil, a educação é deixada de lado e, como consequência, assistimos a episódios de perplexidade e horror. Alunos de diversos cantos do país saindo descontentes, nervosos, aflitos pelo seu futuro incerto, pois houve erros na edição de uma prova que, além de avaliar o nível do ensino brasileiro, serve como porta de entrada em diversos institutos de ensino superior no país.

Esse cenário revela ao Ministério da Educação (MEC) que grandes mudanças deverão ocorrer, do contrário, muitos serão os problemas causados às futuras gerações. E, se esse cenário não mudar urgentemente, o Brasil estará fadado ao mais tenebroso futuro. Sabe-se que o Brasil é, segundo divulgado pela mídia, um dos países que menos investem em educação (Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL106500-5604,00-BRASIL+TEM+PIOR+MARCA+NO+GASTO+COM+EDUCACAO+DIZ+ESTUDO+DA+OCDE.html). Isso, para a infelicidade geral da nação, é uma das piores coisas que pode ocorrer a um país. Segundo noticiado, o Brasil investe cerca de US$ 1500 (dólares) em estudantes (a isso, inclui-se as unidades escolares e mão de obra desses alunos). O resultado disso: institutos educacionais pouco convencionais, com problemas estruturais e didáticos, professores mal remunerados (que chegam a trabalhar desde a primeira aula da manhã até a última aula noturna, para receber um salário mediano. Consequência disso: aulas não pensadas, mal preparadas, profissional estressado e desinteressado, sem tempo para trabalhar e se especializar, além de não ter tempo para si próprio e para suas famílias).

Assim, o que se esperar? No ano de 2011 há uma verdadeira incógnita, porque o ministro Haddad (ministro da educação) diz que os investimentos aumentarão; em contrapartida, o ministro do planejamento divulga que haverá redução em todos os ministérios. Segundo notíciado em alguns telejornais, o corte no MEC seria de cerca de R$ 500 milhões. Assim, o que fazer? Qual será nosso futuro? E agora, presidente, o que fazer? Será que o Brasil será um país de todos (se é que alguma vez o foi)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário