Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

domingo, 30 de janeiro de 2011

São Paulo é tudo de bom

A cidade de São Paulo é uma das grandes metrópoles mundiais. Tudo nesta cidade é grande e gigantesco. Também... Uma cidade que concentra o maior PIB dentre as cidades brasileiras, é o terceiro maior orçamento do país (perdendo apenas para o orçamento da União e do Estado de São Paulo) só pudera ser assim.

Pois bem, na última terça-feira, a cidade comemorou seus 457 anos. E, como presente, a jornalista Marina Araújo (ao J. da Globo) fez uma série de reportagens muito interessante...


(24/01/2011) - http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/sao-paulo-e-a-cidade-que-nunca-dorme/1418731/#/Especiais
(25/01/2011) - http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/01/conheca-diversidade-gastronomica-que-sao-paulo-oferece.html


Lembrando que...
Isso é um pequenina síntese, pois a cidade é muito mais... Afinal, SP é tudo de bom...

13 tamas perguntados aos deputados

O portal G1, da Globo.com, fez uma série de reportagens sobre a Câmara dos Deputados. Nela, alguns temas polêmicos foram inseridos num questionário, que fora respondido pelos Deputados federais, cujos mandatos se iniciam em 1/02/2011...

http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/01/g1-ouve-opinioes-de-81-dos-futuros-deputados-sobre-13-temas-polemicos.html

Comentem...

sábado, 29 de janeiro de 2011

Quem disse que milagre não existe?

http://www.youtube.com/watch?v=-YDNWcFE7DQ&feature=related
 Veja até o final

Educação no Brasil - Parte II

É interessante como o Brasil, segundo os dizeres dos governantes, deve avançar na educação. Digo isso por um simples motivo: a escola simplesmente está preocupada com os conteúdos por ela disseminados e que fazem parte da grade curricular básica de ensino.

Mas o que se pode fazer diante disso? Para que serve a instituição escola?

Muitos pensadores, com suas teorias, dizem que o Homem é um ser pensante, mas me faço o seguinte questionamento: será que realmente somos seres pensantes, ou simplesmente somos reprodutores daquilo que alguns dizem que devemos fazer? Pergunto isso por um motivo: a escola brasileira é "conteudista" demais. Você deve estar perguntando neste momento o que viria a ser essa expressão. "Conteudista" é um termo que os educadores utilizam para dizer que a escola nada mais é do que uma instituição que visa somente seus conteúdos curriculares. Para melhorar a compreensão disso, imagine a disciplina de língua portuguesa. O que aprendemos em língua portuguesa (ou deveríamos aprender, em muitos casos)? Gramática e mais gramática (no caso do Ensino Médio, ainda temos a literatura sob a base da análise literária e teoria literária, mas nunca sob a perspectiva de se falar, ao menos um pouco que seja, de cultura e relações sociais).

A verdadeira educação deve, em suas bases supremas, segundo grandes pensadores, como Piaget, Jean Jaquès Rousseau entre outros, dar ao Homem a capacitação de melhoria de suas habilidades natas, passando pelas várias fases do aprendizado e da vivência, quer seja essa vivência social, física ou cultural. essas habilidades natas à Humanidade não está apenas em suas aptidões físicas, pois nos sairíamos derrotados se observadas as características de outros grupos de animais, como os felinos, por exemplo; essas habilidades consistem, na verdade, na junção de diversas características inerentes aos Homens, que vão desde o aspecto físico, passando pelo social (que também possui grandes representantes como os insetos, a saber a organização das formigas e  abelhas, ainda que numa proporção bem diferente da nossa), permeando as aptidões de sobrevivência e adequação humanos e chegando até um ponto crucial, a cultura.

Cultura está ligada a costumes, está ligada às relações sociais de diversos indivíduos, está firmemente enraizada nos certames jurídicos, passando pelas relações familiares (base concreta da sociedade - patriarcal, no caso do Brasil). Ela é um grande componente das matrizes curriculares, mas muito ignorada pelas Instituições de base, visto que os conteúdos são primados nas escolas brasileiras. De fato, as escolas devem passar seus conteúdos, porém eles não devem ser os únicos norteadores das matrizes curriculares. O próprio MEC (Ministério da Educação) já defende isso há alguns anos, dando princípios norteadores às escolas de ensinos Fundamental e Médio, são os famosos PCN's. Os PCN's, ou Parâmetros Curriculares Nacionais, preveem que o ensino deva ir além dos conteúdos, ou seja, dar o conteúdo e extrapolá-los. Segundo eles, todo o conteúdo deve se firmar no princípio dos parâmetros de interdisciplinaridade e questões cujas temáticas sejam transversais.

Mas o que seria isso? Simples. Temas interligados ao mundo externo, como, por exemplo, questões que envolvam o meio-ambiente e a responsabilidade de cuidar dele, as relações sociais e políticas de inclusão, são e devem ser trazidas às muralhas e fortificações do ambiente escolar. Infelizmente, isso pouco ocorre, e, em alguns casos, são pura e simplesmente ignorados pelas escolas.

Mas sabe o que é mais estranho nisso? É que essa proposta do MEC não é muito nova não... Ela, basicamente, nasceu com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da educação (Lei 9394/96), ou seja, desde 1996.

<<Parte I>> <<Continua>>

Comming soon

Hey pessoal..> Em breve, este espaço contará com um Vlog. Estou me preparando para isso. Então, por favor, não deixem de ler minhas postagens, heim...

See you everyone

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Governo, povo, nação...

É interessante como sempre desvinculamos a política aos nossos governantes. É um estado curioso, uma vez que sempre apoiamos (ou desaprovamos) determinadas ações de nossos governos, mas, quando o papo é debater com nossas aspirações e anseios, esquivamo-nos mais do que depressa.

Reflita... Já dizia Platão... O Homem é um ser político...

sábado, 15 de janeiro de 2011

Essas são apenas algumas das minhas músicas favoritas (Gospel Music)

http://www.youtube.com/watch?v=Yx5pDSv7xRQ&feature=related
Rede ao Mar
http://www.youtube.com/watch?v=W7ya5qYDEcE
Com tudo o que sou
http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_200181&v=XQn1OGHAYys&feature=iv
QUando irei e me verei
http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_283529&v=I1XRxWWAPqE&feature=iv
Tudo o que eu quero é
http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_703972&v=y7ztvGY_lP0&feature=iv
Jamais te Esquecerei
http://www.youtube.com/watch?v=yK3x0q6i2Hw
A Luz do Teu rosto
http://www.youtube.com/watch?v=BSg-aNQAmZs&feature=related
Por quem Tu és (I will worship for who You are)
http://www.youtube.com/watch?v=aCu4mKmNjEw&feature=related
És o meu amado
http://www.youtube.com/watch?v=B2lhR2aBpo0
Agnus Dei (English)
http://www.youtube.com/watch?v=Oa1kwLfknnw&feature=related
Agnus Dei (Português)
http://www.youtube.com/watch?v=ItbIVEPtghc
Tu és Senhor e Rei
http://www.youtube.com/watch?v=5DEZSPP5C1o
Eu sou livre
http://www.youtube.com/watch?v=HwB0sjeyR6Y&feature=related
Romanos 16:19
http://www.youtube.com/watch?v=sdkzXZiLO1Q&feature=related
Eu Te bendirei
http://www.youtube.com/watch?v=kXXmewZPstQ
Te acolherei
http://www.youtube.com/watch?v=n8Ce_v5Hkhs&feature=related
Eu Te louvarei, meu bom Jesus
http://www.youtube.com/watch?v=kinbpLUjUpM
Que amo é esse?
http://www.youtube.com/watch?v=HV48tF0FDgI&feature=related
Faz chover
http://www.youtube.com/watch?v=s60SQvJQfc8&feature=related
Aclame ao Senhor

Entre outros...

Falando de vida... De necessidade... De...

Existe uma canção que fala muito ao meu ser, seu nome é Take all of me (Toma todo o meu ser, na versão brasileira). Ela traz, em suas linhas, o amor de Deus, que nos concede momentos únicos e inimagináveis. Tua luz a noite dissipou, o Teu amor curou o meu ser. Que verdade arrebatadora temos nesses dois versos!

Tenho, ao longo de minha vida, vivido momentos de grandes alegrias, mas também de reflexões. Tenho, ultimamente, refletido sobre aquilo que Deus quer para minha vida, e confesso... Como é difícil entender aquilo que Ele, o Criador, o Senhor de todos, tem para minha vida. Nem sempre é fácil aceitar Sua vontade, confesso. Às vezes, muitas vezes, a vontade que tenho é de deixar tudo, largar tudo para o alto e caminhar com minhas próprias forças. Mas, quando volto à razão, vejo que seria imprudente, que seria ineficaz. Como posso eu, alguém de visão muito limitada, fazer minha vontade prevalecer sobre a vontade Dele? Ainda bem que Ele tem paciência com cada um de nós, concedendo-nos a chance de que precisamos para seguir nossa caminhada rumo à Sua vontade.

É tão fácil dizer que amamos a Deus, mas nos entregar a Ele... Ah, como é difícil!!! Confiar que estamos seguindo Seus preceitos e Sua vontade é como atirar uma pedra num caminho escuro para tentar ver ou perceber o caminho. Tenho, ao longo desses quatro anos, esperado em Deus, confiado Nele. Nem sempre da maneira como eu deveria, pois, à medida em que o tempo passa, meu coração vai se desesperando, ficando preocupado em não ver Suas promessas sendo cumpridas em minha vida. Mas uma coisa eu sei... Tenho sido provado pelo fogo e aprovado pela minha persistência em querer que a vontade soberana de Deus sobreponha a minha.

Muitos devem, neste momento, pensar que, por deixar a vontade de Deus prevalecer sobre a minha, tenho ficado esperando de braços cruzados o milagre acontecer. Engano, ledo engano. Tenho corrido muito, tentando ver as possibilidades, ver o que tem para este ou aquele dia. Nem sempre vejo o resplandecer do querer de Deus (ou, ainda, nem sempre compreendo o querer Dele para minha vida naquele dia).

Mas uma coisa eu sei. Sim, eu creio Nele. Afinal, Dele e por Ele são todas as coisas. Ele é a razão de eu viver, de meu cantar, sorrir. Não tenho nada se for por Suas mãos, e com tudo o que tenho e tudo o que sou, hei de adorá-Lo, ainda que não chegue à terra que me prometera, ainda que não consiga chegar ao lugar que Deus tem me preparado. Simplesmente, Ele é a razão de meu louvor e adoração, minha gratidão com Ele estará até o dia em que em mim não houver mais fôlego, pois o meu respirar é Dele e para Ele.

Sendo o amor de Deus algo maior do que tudo em nossas vidas, nosso principal papel é nos deixar levar pelo Seu Espírito, por esse amor infinito. Quantas vezes damos mais atenção aos nossos problemas e às nossas dificuldades, deixando a presença de Deus de escanteio? Quantas vezes somos convidados por Ele a nos derramar em Sua presença, contar aquilo que nos aflige o coração, mas, no lugar, queremos que Ele resolva e sequer dividimos o problema com Ele. Como podemos exigir isso, se sequer abrimos nosso coração a Ele?

Devemos, assim, nos derramar na presença Daquele que nos amou e que, com Seu grande amor, nos amou muito antes de nascermos. Isso me lembra uma outra canção, cantada pela Hillsong Music Australia, With All I am (ou, em português, Com tudo o que sou) - (http://www.youtube.com/watch?v=W7ya5qYDEcE). Assim, convido você a ouvir esta canção e, ainda, a refletir sobre isso. Deixe-se levar pela doce e suave voz de Deus, que tem falado, ao longo dessas linhas, com tua vida. Este momento é único, é um momento teu com Deus. Este é o teu momento de pôr tudo para fora, de pôr todas as tuas aflições diante daquele que pode solucionar a maior de tuas necessidades (a vida)...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cine Belas Artes

Dizem por aí que o brasileiro não possui memória. Concordo com esta máxima, mas o faço por um motivo: nossas autoridades nos fazem o favor de matar nossa memória.

Hoje, ao entrar no portal G1, vi que o Cine Belas Artes, um dos mais tradicionais cinemas da cidade de São Paulo, será fechado por falta de recursos (http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/01/tradicional-cinema-paulistano-cine-belas-artes-fecha-portas-no-dia-27.html). O cinema, um dos mais conhecidos de S. Paulo, fechará suas portas após 68 anos de funcionamento. Sei, caro leitor, isso é absurdo, pois a Prefeitura de São Paulo deveria, ao menos, tombá-lo como patrimônio histórico da cidade, já que temos, em SP, muita ligação com as artes, afinal, São Paulo é palco dos maiores espetáculos e, ainda, reduto das mais variadas salas de cinema do país. São centenas de salas espalhadas pela cidade, assistidas por milhões de habitantes da capital paulista.

Assim, queridos leitores, peço a vocês que concordem comigo uma coisa: vamos tentar levar à prefeitura nosso descontentamento com o fechamento desse importante cinema de nossa exuberante cidade, que tanto carece em ver e viver sua história de glórias.