Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

GRATIDÃO

GRATIDÃOPublicado em 22.03.2013 - Benditos Sois Vós
por Igor Dias

Estávamos eu e alguns amigos da faculdade conversando outro dia sobre alguns assuntos, entre eles, a gratidão. Fico pensando o quão ingratos somos a Deus! E põe ingratos nisto!!!

Deus sempre nos surpreende com bênçãos sem medida, mas sempre estamos a murmurar. Foi assim no antigo Egito, quando Deus livrou Israel das poderosas mãos de Faraó. Enquanto marchavam à terra prometida, Israel murmurava, quando Deus fez descer o Maná, o povo murmurou. E, mesmo hoje, vemos isso no meio do povo de Deus.

Estamos tão cegos pela nossa correria diária, que nos esquecemos de agradecê-lo por TUDO o que Ele tem feito em nossas vidas. Realmente, não tem sido fácil o caminha, mas Cristo, em Sua sabedoria sem igual, nos diz que teríamos momentos de aflição. Ele, sendo Deus, foi provado com a maior das dores! Por que seria diferente comigo e com você, não é mesmo?


E, nesta conversa, paramos e discutimos sobre algumas coisas que estão atreladas a este tema. Veja:

ANSIEDADE
Estamos movidos por nossa ansiedade. Esquecemos de tantas coisas movidos por nossos anseios urgentes. E, na maioria das vezes, não são coisas necessárias, mas tão insignificantes que, não se demora muito, lançamos fora e pedimos novamente a Deus. O remédio pra isto, está em Filipenses 4.6, veja: "Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido".

Vença sua ansiedade com um coração grato a Deus. E não é um us.coração grato pelo que se conquistou, mas pelas promessas de Deus. Ainda que demorem a se cumprir, Deus realiza o desejo de nossos corações. Contudo, por termos a visão limitada, não enxergamos nada além do nosso nariz. Nem sempre o tempo que queremos é o tempo certo. E, ainda que tenhamos a concretização, se ela for fora do tempo oportuno, não será bem aproveitada, sendo deixada 'de canto'.

Por isto, te convido, hoje, a pensar nesta questão. Será que temos orado a Deus com um coração agradecido ou apenas movidos pelo que temos a receber? Desejamos um avivamento, mas temos de pagar o preço. Este preço é o de se submeter àquilo que Deus quer e não aos nossos anseios. Assim, também, devemos deixar a ansiedade de lado e viver o que Deus nos reservou hoje.

Deus conhece a tua necessidade e ainda nos orienta quanto a isso, para que vivamos no centro de Sua vontade, buscando Sua presença, não andando ansiosos, vivendo pela fé (Mateus 6:33): "Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: 'Onde é que vamos arranjar comida?' ou 'Onde é que vamos arranjar bebida?' ou 'Onde é que vamos arranjar roupas?'". Aqui, vemos o zelo de Deus para com todos os Seus.

Você, neste momento, deve estar se perguntando: "Igor, o que isso tem a ver com gratidão?". Eu te respondo que tudo!

Se somos gratos a Deus, por que vamos questionar Sua vontade? Aí, entramos num outro mérito que quero discutir com você mais um pouco (prometo ser breve!).

GRATIDÃO x QUESTIONAMENTO

Estamos, por sermos ansiosos demais, ainda mais em nosso tempo, constantemente questionando a Deus do porquê de determinadas situações. Porém, existem duas maneiras de se questionar a Deus: a maneira correta e a errada.

Comumente, pendemos para a forma errada, entristecendo o coração de Deus. Questionamos com ira em nosso coração, movidos pela dúvida e pelo medo de que as promessas não se cumprirão. Não queremos carregar a sensação de fracasso. Mas, pelo MEDO e por sua dor, queremos colocar Deus "no paredão".

Apesar disto, há ainda uma outra maneira de se questionar a Deus. Isso se consegue facilmente sem que incorramos em desagradar ou ferir Seu coração. É quando entendemos que mesmo diante da dor, Deus tem um propósito a cumprir em nossas vidas. Afinal, Sua Palavra não volta vazia, mas completa o fim a que se destinou. Neste momento, questionamos a Deus para tentar compreender o que Ele quer que aprendamos, qual a Sua vontade, qual a direção que devemos, como servos obedientes, seguir.

Embora angustiante para Daniel, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego, Elias e tantos outros, os momentos de dor foram cruciais para Deus se revelar não apenas a eles, mas a todos os povos. Assim, ainda que tenhamos problemas, Deus quer transformar a dor em algo que traga benefício às nossas vidas, aos nossos entes queridos, à igreja. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, lembra-se disto? Se assim o for, por que, então, tentamos questionar aquilo que não temos poder ou visão que consiga vislumbrar? Deus é o Senhor do tempo. E um velho dito popular diz que o tempo cura tudo. Não é o tempo, mas o Senhor do tempo que cura tudo.

Assim, convido você nesta noite a orar com gratidão. Se você tem medo, confia no Senhor. Entregue seus medos e angústias. Não duvide, ainda que o tempo passe, você conseguirá vislumbrar aquilo que Deus te reservou. Daniel confiou em Deus e saiu livre da cova dos leões; Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram lançados numa fornalha em que os guardas que estavam à porta foram queimados vivos, mas eles, dentro da fornalha, não tiverem nem seus cabelos chamuscados. E aí, tá esperando o quê pra ser grato a Deus pelo simples fato de ser grato? O convite tá feito... Topa o desafio?

Abraços, pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário