Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

domingo, 7 de abril de 2013

HONRA

HONRA
Publicado em 15.03.2013 - Benditos Sois Vós
por Igor Dias

Lendo um texto hoje (segunda-feira, 11), algo muito me chamou a atenção. Contudo, não me reportarei, neste momento a ele. Guardemos para nossa reflexão combinada ao seguinte versículo bíblico: Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades (Romanos 13.7). Basicamente, este excerto (trecho) nos traz o sentido de que devemos honrar nossos compromissos e àqueles a quem devemos obediência. Contudo, a questão de honrar autoridades não está limitado apenas a obedecer o regimento interno de determinado local, às leis de determinados países. Esse senso de honra é muito mais amplo e mais abrangente do que podemos imaginar. Mas, assim sendo, o que é honra?

1. princípio ético que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade; 2. o sentimento da própria dignidade;3. consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos, morais; privilégio; 4. dignidade conferida pela observância de certos princípios socialmente estipulados; 4.1 virtuosidade, castidade sexual da mulher; 5. grandeza, esplendor, glória; 6. atitude de consideração, sentimento ou marca de deferência; 7. marca de distinção; homenagem; 8. função ou lugar de destaque numa escala hierárquica; 9. homenagem que se presta a uma ou mais divindades, a uma pessoa ou conjunto de pessoas, a um acontecimento, a uma qualidade ou um sentimento.
(Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa – online, disponível em http://houaiss.uol.com.br/)

Honra, assim, pode ser algo que, num primeiro momento pode ser confundido com glória. E, quanto a isso, Deus é categórico, pois não divide Sua glória com ninguém. Contudo, quando Ele diz que devemos honrar a quem tem honra, Ele não está dizendo que devemos venerar, adorar outras pessoas, até porque isso configura idolatria. Mas o que, então, isso quer dizer?

Deus nos ensina, em todo o tempo, o valor da honra. Precisamos, como Seus servos, ter a noção de que isso está no coração de Deus. Quando ajudamos alguém com uma palavra de amizade, quando damos auxílio ao necessitado, estamos cumprindo o IDE de Cristo por AÇÕES. Práticas corriqueiras evangelísticas se dão por meio do exemplo que damos e do legado que deixamos. Honrar é respeitar, considerar o outro, coisas que estão muito além do sentimento egocêntrico que é inerente a cada Homem. De fato, é bom ser reconhecido por nossos méritos, mas isso se torna problema quando deixamos de dar a glória devida a Deus. Quando a honraria vem até mim, devo entregá-la a Deus, de forma que eu diminua e Cristo cresça.

Quem me vê, num primeiro momento, acha que sou o chato, que quero centralizar tudo em mim, pois quero atenção. Mas, quem realmente me conhece sabe que em mim isso não é verdade. Sempre busquei me esconder, em tudo, mas minhas ações sempre me deixaram, de alguma maneira, em alguma evidência. Em meu coração, no mais íntimo, meu desejo em HONRAR meus irmãos é tão grande, que acabo me envolvendo de diversas maneiras em diversas atividades. Não faço isso porque quero ser honrado, mas pelo simples fato de HONRAR. Isso porque a consideração e carinho que tenho por esses amigos são tão grandes, que reconheço sua liderança, reconheço sua importância dentro do contexto em que estamos vivenciando e quero que ele (ou ela) seja (sejam) grandemente abençoado(s). Isso é honrar. Querer que a pessoa que temos ao nosso lado seja auxiliada naquilo que ela mais necessita, pois reconhecemos nela a virtude de Deus, os dons de que Deus tem pra ela.

Quanto ao texto que li, deixarei apenas um trecho para que você possa entender… Este é um fato que ocorreu numa determinada empresa (não se foi mencionado o nome desta empresa e nem mesmo o nome dos envolvidos). Conta a história que um rapaz chegou a uma entrevista de promoção de emprego. O gerente, vendo seu currículo, seu desempenho na faculdade, começou a questioná-lo sobre alguns aspectos da vida pessoal e acadêmica deste aspirante a gerente. Vendo que o garoto tinha as mãos lisas, mesmo sendo de origem humilde, esse entrevistador pede que ele, o aspirante ao cargo de gerente, fosse até sua mãe e lavasse suas mãos. O funcionário, querendo entender e querendo tal promoção, vai e segue a orientação de seu entrevistador. Ao chegar a casa, este jovem pede à sua mãe que o deixe lavar suas mãos. A mãe, intrigada e sem nada entender, permite que ele comece a fazer isso. Quando pega nas mãos de sua mãe, o rapaz vê uma mão calejada, com muitas rugas e diversas contusões pelas roupas que ela lavou ao longo de sua vida para dar uma boa educação ao filho. E, em cada momento, a lágrima escorria dos olhos deste filho que, finalmente, percebeu o quão árduo foi o trabalho de sua mãe. “Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades.
As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe”. Depois disto, mãe e filho tiveram uma longa conversa.

Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor, o diretor perguntou, "diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?" O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe, e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram. O diretor pediu, "Por favor diz-me o que sentiste." O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar." O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado."

A Palavra nos diz que devemos honrar a quem tem honra. Quem, nesta história, teve honra? De fato, este jovem deve ter feito diversas coisas que desonrasse a sua mãe. Contudo, seu esforço para dar a melhor condição ao filho, foi recompensado quando este filho cresceu e parou para ver o que realmente era importante. Afinal, a juventude não nos permite enxergar muitas coisas. O próprio rei Salomão nos mostra isso ao dizer que tudo é ilusão. Ser popular, ser rico, ser o melhor… Isso é ilusão! E, quando damos valor às coisas que realmente valem à pena, temos nossos olhos e ouvidos abertos para HONRAR. E, nisto, adoramos a Deus, pois RECONHECEMOS o valor das pessoas que nos cercam, a importância de cada membro familiar, o sofrimento e a dor que o outro enfrenta… É justamente por isto que melhor é dar do que receber.

"Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida". Deus quer revelar Sua glória às pessoas que consigam apreciar os outros, que consigam se colocar no lugar do outro, que consiga vivenciar a dor do outro. Isso, além de honrar, é ser empático. E, nisto, é que há a verdadeira adoração (João 4), pois não há honras que possam permear o coração desta pessoa, pois ela não permite que o ego seja primado; seu anseio está em HONRAR e não em ser honrado.

E você, o que deseja fazer? Receber as honras ou honrar? Meu desejo é adorar, portanto, quero honrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário