Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dicas de Vestibular

E aí pessoal... Como andam os estudos?

Pois bem, vamos ao que interessa. Sem mais delongas, resolvi, hoje, colocar algumas dicas para a galerinha que enfrenterá o tão temido VESTIBULAR. Embora as inscrições ainda não tenham sido abertas para os maiores vestibulares do país, uma coisa é importante: estudar desde já. É certo que ainda há alguns vestibulares correndo, como a FUVEST, mas, apesar disso, é importante que você, vestibulando, já comece a pensar, no mínimo, a montar um cronograma de estudos. Isso é fácil, não requer muito tempo e basta que você observe suas ações durante o dia, além de verificar sua agenda, é claro.

Um cronograma é importante para qualquer estudante, pois isso facilita demais na hora de estudar. Pare e pense em quantas horas do dia você tem ociosa, ou seja, aquelas horas do dia em que você geralmente dorme, mas que poderia estar lendo um livro para a prova de literatura/língua portuguesa. Assim, depois que você ver quantas e quais são as suas horas disponíveis, faça uma agenda. Nela você deverá inserir os horários que você planeja estudar. Mas cuidado! Se você estuda e ainda faz cursinho (Poli, ETAPA, Anglo, COC, entre outros), esse horário ficará curto, então, aproveite cada minuto, pois serão preciosíssimos.

Além disso, outra importante dica é: Alimentar-se bem. É importante que você tenha uma boa alimentação. Ela garantirá a você a energia de que necessita para se dar bem na prova. Ah! Antes que me esqueça... No dia da prova, é sempre bom levar um chocolate. Por ser glicose, o chocolate garante uma energia a mais. Pode ter certeza de uma coisa, será necessário.

Manter a calma sempre é um bom remédio. Então, não dê ouvidos à ansiedade. A calma garante a você as condições para que a prova seja realizada de maneira satisfatória.

Outra importante estratégia para qualquer estudante está no ler e assistir a jornais e telejornais. Estar contextualizado é de grande importância. Isso não apenas para realizar a prova objetiva (aquelas em que você possui algumas alternativas), mas também para escrever a redação, uma parte muito temida pela maioria dos estudantes brasileiros. Quando você assiste a um telejornal, você está adquirindo as ferramentas necessárias para sua redação e, em alguns casos, para responder às questões objetivas. A isso chamamos de conhecimento de mundo (os famosos conhecimentos gerais).

Em resumo, é importante que você, ao longo deste ano, preste atenção e corra atrás de seus sonhos. Desta forma, siga em frente, lute e conquiste teus objetivos. Vale lembrar que, se porventura, você não conseguir na primeira vez, não deixe que essa vontade e teus sonhos morram. Pelo contrário, levante-se, erga-se e recomponha-se para conquistar o tão almejado curso superior. E... Boa Sorte!

<<Continua>>
Ao longo do ano, passarei algumas dicas importantes a vocês sobre vestibular, além de dicas importantes de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário