Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente

Sobre o autor
Gil Vicente é um dos maiores nomes da literatura portuguesa, sendo um grande dramaturgo. É, em poucas palavras, o maior nome do Humanismo português, escola literária posterior ao Trovadorismo.

Humanismo
O Humanismo é um período bem transitório em Portugal. Isso porque é o início da queda do teocentrismo em Portugal. A visão teocêntrica é aquela em que o Deus está no centro de tudo. É importante mostrar que, neste momento histórico-cultural, Portugal experimenta a visão antropocêntrica, que passa a conviver com o teocentrismo.

O Auto da Barca do Inferno
Trata-se de uma peça teatral. Nela, Gil Vicente imprime muito da sociedade portuguesa da época. É um teatro popular, pois os temas são populares (o teatro português não trazia, até então, temáticas populares e rotineiras. Isso só aconteceu com Gil Vicente).
Uma importante marca desta obra, é que as personagens não são pessoas, mas tipos; assim, diz-se que as personagens em O Auto da Barca do Inferno são personagens-tipos, marcadas pelas ações e pelos costumes de classes sociais e de toda a cultura portuguesa da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário