Bem-vindo

Este Blog se destina a colocar discussões diversificadas de diversos segmentos, como cultura e lazer e, ainda, dar auxílio a vestibulandos com conteúdos pertinentes aos vestibulares brasileiros.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dom Casmurro - Machado de Assis

Autor
O autor deste clássico nada mais é do que um dos maiores, se não o maior, nome de nossa literatura: Machado de Assis. Ele, além de escrever com primazia, inaugura o Realismo no Brasil quando escreve Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Apesar disso, pode-se ver obras machadianas também no Romantismo brasileiro, mas elas não alcançaram tamanho destaque (ao menos não tanto quanto suas obras realistas).
Além disso, Machado de Assis funda a Academia Brasileira de Letras, sendo seu primeiro presidente.

Obras
As obras de Machado são muito estudadas e difundidas pelo mundo. Sua genialidade é cortante, envolvente e muito estudada por literatos. Essa genialidade, presente, por exemplo, em Dom Casmurro, leva-nos a desconfiar do narrador da história, às vezes, nos questionando sobre a inocência ou culpa de Capitu.
Machado de Assis, ao contrário do que muitos imaginam, também escreveu romances românticos, mas foi no romance realista que alcança seu maior e mais sublime grau de genialidade.
A trilogia machadiana, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba, trás consigo alguns importantes fatores que nos levam a conhecer alguns perfis intrigantes da sociedade brasileira do século XIX. Além disso, nos remete, como em qualquer obra do Realismo, a pensamentos de grandes filósofos, fazendo intertextualidade com as teorias da Evolução, do bom selvagem, entre outras.

Dom Casmurro
Dom Casmurro conta a história de Bentinho e de Capitu, que se conhecem desde a infância. Bentinho é prometido por sua mãe ao seminário, pois, quando criança, Bentinho sempre estava adoentado e, como forma de promessa (e por sua devoção à igreja), sua mãe resolve, então, realizar uma promessa: a de que Bentinho fosse ordenado padre. Passados os anos, Bentinho cresce, mas não tem consigo a vocação que sua mãe tanto almeja.
Depois de muitos fatos no decorrer da obra, Bentinho casa-se com Capitu, de quem possui grande ciúmes. Ele começa a imaginar, após o nascimento de seu filho, que Capitu o havia traído.
É importante ressaltar que, nesta obra, o autor desenha todas as visões embasado naquilo que Bentinho vê. Assim, sua visão pode estar comprometida ou corrompida pela ótica dos ciúmes doentio que tem por Capitu. É um narrador personagem que, ao narrar a obra, passa a impressão de onisciència (uma marca importante no estilo machadiano) de todos os fatos e pensamentos que possam existir nas personagens.

Links Interessantes

ATENÇÃO

A leitura machadiana requer um bom conhecimento linguístico e maturidade psicológica. Assim, quem não o possuir, pode ter alguns problemas, achando que as obras tediosas e chatas. Uma dica é: leia com uso de dicionário e, de uma forma bem interessante, imagine como você escreveria a obra com uma linguagem mais atual.

Alguns filmes também foram produzidos embasados na obra, mas não trazem a mesma vivacidade e a mesma história, podendo sofrer grandes alterações inclusive. Mas uma boa dica é assistir a alguns deles para melhor compreender a obra. Mas só faça isso se você já tiver lido a obra. Minha dica é que assistam a Dom, com Maria Fernanda Cândido e Marcos Palmeira.

Um comentário:

  1. Best Football predictions for today soccer matches william hill william hill jeetwin jeetwin 8052Super Bowl LIV BETTING

    ResponderExcluir